O Brasil presenciou uma das eleições mais violenta de sua história, as eleições 2010,de um lado estava os dois candidatos Dilma do PT e José Serra do PSDB. O brasileiro vivenciou este fato histórico vergonhoso de ambos, isto porque um que tinha mania de atacar, hoje é atacado e o outro que sempre foi atacado preferiu golpes de "foice" para atacar melhor na sua estratégia de campanha, e foi assim que sucedeu esse lamentável desrespeito , desde bolinhas e fitas de papel a bexigas d'água, pense!!
No final de tudo uma parte do Brasil decidiu , escolhendo Dilma como a primeira presidente na história do Brasil ( parabéns senhora Rousseff).As mulheres, as feministas, petistas, etc, andam às maravilhas de ver o sonho tornado realidade, isso porque a mulher desde a história geral era tratada submanamente, podemos ver no século XIX, quando as mulheres norte-americanas se engajaram na abolição da escravatura nos Estados Unidos. Cabe destacar o papel de Susan Brownell Anthony e de Elizabeth Cady Stanton, que em um encontro, em 1851, em Seneca Falls, Estado de New York, iniciaram a luta pelo fim da escravidão. No nosso país em 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, a mulher brasileira pela primeira vez, em âmbito nacional, votaria e seria votada. No dia 30 de junho de 1932, uma comissão de mulheres é recebida no Palácio do Catete, pelo presidente Getúlio Vargas, que recebe um memorial com mais de 5.000 assinaturas, no qual pleiteavam a indicação da líder feminista Bertha Lutz como uma das participantes da comissão que deveria elaborar o anteprojeto da nova Constituição Brasileira. Pouco mais de uma semana, porém, irrompe em São Paulo a Revolução Constitucionalista e todas as atenções são dirigidas ao conflito. Em 27 de outubro de 1932, três semanas após o fim das hostilidades, a Comissão do anteprojeto, composta por 23 componentes seria nomeada por Getúlio Vargas, que cumpria assim sua promessa, nomeando não só Bertha Lutz, mas também Nathércia da Cunha Silveira.caberia a primazia de ser eleita à médica paulista Carlota Pereira de Queiróz, a primeira deputada brasileira, que havia se notabilizado como voluntária na assistência aos feridos durante a Revolução Constitucionalista.
Contudo , vimos o poder das nossas mulheres crescerem cada vez mais tanto atuando na força política como nos bastidores dela. Nosso país teve exemplares mulheres na nossa história, assim como a admirável e inteligentíssima Dona Leopoldina, a nossa primeira imperatriz , que mesmo estando por "trás" de Dom Pedro I , nunca deixou de coordenar os trâmites da nossa política ( quando o seu marido brincava de "independência ou morte") , ao lado de grandes nomes da época. O Brasil teve a presença de Sarah Kubitschek (mesmo sendo primeira dama) foi a fundadora da Organização das Pioneiras Sociais, que realizou uma notável obra de assistencialismo em Minas Gerais; incluía fundação de escolas no interior, creches e distribuição de roupas, alimentos, cadeiras de rodas e aparelhos mecânicos para deficientes físicos. Além disso, fundou hospitais-volantes na maioria dos Estados e hospitais flutuantes, vindos da Alemanha para a Amazônia. Outra importante ( toco aqui novamente outra primeira dama) foi a dona e Doutora Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Ruth Cardoso atuou como docente e pesquisadora na USP e em várias instituições universitárias que com todo respeito que lhe cabe é uma das mulheres mais atuantes que esse país vai demorar para ter!Isso porque o Brasil deve a ela criou e presidiu o programa Comunidade Solidária, de combate à exclusão social e à pobreza, dentro de uma perspectiva emancipatória. Em 2000, ela criou a organização não-governamental Comunitas, na qual atuou até sua morte. Essa sim,se estivesse viva seria uma opção para os tucanos e o terror para muitos petistas. Outra que destaco é a nossa eterna mininstra do meio ambiente e ex-candidata a presidência da república, a nossa estimável Marina Silva. Quem conheçe bem a trajetória dela (poucos dos 19,6 milhões que sabem)não cansou de depositar esperanças em uma mulher que vivenciou a miséria desde cedo e conhecendo o mundo aos 16 anos de idade, queria mudar essa corja política atual,que vem esfacelando a nossa democracia disfarçadamente. A nossa Marina que o Brasil vai poder conhecer em breve,sem ataques, sem terrorismo vermelho e azul.
Dentro desta dança democrática, o país colocou nas urnas o maior percentual de abstenções desde 1989 no segundo turno da eleição presidencial deste ano chega a 21,47%, maior índice da história! Isto porque nem um quer PT e nem PSDB, uma parcela consciente está cansada desse ciclo de poder deles, ciclo de corrupção e propagandas enganosas. Podemos ver que dessa parte 5% são marineiros fiéis.
Sempre gostei que o país tivesse uma mulher na história, mas uma com a ficha limpa de sangue, sem passados maculados pelo terrorimos e bandidagens, o Brasil presencia diariamente crimes e a nossa presidente contribuiu no passado fazendo parte de uma história mais drástica ainda, poderia seguir exemplos como vários intelectuais da época que não preferiram se igualar ao sangue dos covardes fardados.
Esperamos que o Brasil cresça e evolua,que os 10% mais ricos não fiquem, ainda, com 46% da riqueza. Que nossos jovens não saibam o que é analfabetismo. Que nossa população não pereça esperando por três meses para fazer um simples exame nos SUS e e mais dois para fazer uma biopsia,que o programa "saúde da família" ( que de fato é uma vergonha) não beneficie apenas poucos e sim todos da família. Que nossos professores sejam respeitados e mereçam dignidade, e aqueles destacados recebam o Cruzeiro do Sul em seu peito de nossa presidente.Que médicos não trabalhem para 300 sendo apenas um, com menos de mil reais. E que a corrupção e todo tipo de tráfico seja exterminado desde as favelas até as raízes mais profunda de nosso congresso e judiciário. Não será utópico pedir tanto, porque foram vocês que votaram e colocaram o retrocesso da corja corrupta no poder por mais quatro anos.
Carol
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário