quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O lado de lá




Hoje conversando com uma grande amiga e pesquisadora de uma conceituada universidade no exterior, a respeito do tráfico de drogas no mundo, pudi perceber a profundade desta delicada situação.Uma vez,relembrávamos dos nossos heroizinhos do passado (as personalidades e também aqueles amigos que faziámos rir, chorar,etc.)que entraram por uma curiosidade ( diziam testar seus limites ) em uma finita loucura de um mundo, que para muitos não tem volta (pode ser, porque até hoje não os vi voltando), para outros, tem, é o que muitos desses afirmam, e não eu tá?! (foi o que muitos dos meus amigos falavam diziam isso para mim, mas cadê eles? Por que eles não voltaram?). Quando lembrávamos dos fatos,eu e a minha amiga, lembrávamos também, do comércio sedutor que o tráfico de drogas oferece a tantos influentes e não influentes, uma grande parte de seus generais, são na maioria políticos e grandes empresários, como também autoridades policiais (digo não todos,mas uma grande parte ) mascarados por paletós e gravatas,pregando a moral e os bons costumes no seu núcleo familiar (com seus filhos mesmo!). Quem não conhece a Erythroxylon coca (vulgarmente conhecida como a cocaína),ou a dietilamida do ácido lisérgico ( LSD ),e adiacetilmorfina ( a famosa "heroína",que salva os barões do tráfico das suas vultosas dívidas) e já ia esquecendo, ah, sim, lembrei de mais uma: 3,4- metilenodioximetanfetamina (MDMA),vulgarmente conhecida como: "ecstasy".Bem, as demais todos já conhecememos, mas prefirir frisar estas,porque são elas que dão mais lucro, sou seja, movimenta no mundo uma receita de cerca de US$ 50 bilhões, segundo o relatório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Infelizmente, essa é um pouco desta realidade, diríamos, uma parte dela, a parte dos lucros.

Me pergunto, será que vale a pena entorpecer os bolsos dos "caras"? Bem, deve ser legal né? Aos invés de pensar em problemas "agente" pára e toma umas pilulazinhas daquelas e fica louco o dia todo (usa uma, máscara); dançando e "alegre", esquece de tudo, ou se não , prefirimos ter aquelas alucinações, delírios incríveis, tudo na forma mais louca que agente sente, ou seja, esqueçemos de relacionamentos, famílias, dívidas, tudo! Oh! Será? É o que muitos dizem, e dizem para mim: - vale apena, aproveita, deixa de ser careta! Mas eles não sabem o quanto tenho um carinho pelo meu dinheirinho, acho que eles não sabem que quem fornece, também é "careta", prefere ganhar a perder, entende? Tem uma frase de uma cara que conheci, por sinal louco, mas sã (lê-se: ilimitado,não usuário)que disse: "feliz dos sabidos, se tem os trouxas para comprar". Só que muitos desses "trouxas", encontram-se nos pilares de nossa sociedade, isto é, são pessoas lindas e inteligentes ( não sei se este ultimo adjetivo é melhor qualificado
nesta relação),pessoas cujo o custo de vida é confortável,pessoas que se dizem melhores , poderosas , e que "sabem" fazer o certo,e é clro, não passam limitações com 470$ reais mensal.São estas que ajudam a engordar o "porquinho", dos barões do tráfico.

Minha colega viciada falava: "enquanto os ricos são do pó, sou só da marijuana" (lê-se : maconha), o que ela quis dizer que ,a marijuana é barata, não descapacita cruelmente como o crac ( que por sinal é conhecida como: droga dos pobres) por ser "barato" em relação aos graminhas da coca e as outras que citei mais acima.Mas são essas drogas dos pobres que também ajudam a disseminar a destruição, isto é, se eu consumo com prazer, ajudo aquele cara (lê-se: traficante) a comprar mais armas.Se eles têm mais armas, mais poderosos ficam e dessa forma mais donos ficam do nosso espaço, se o lema é liberdade , por que devo ficar presa, sob os comandos deles quando dão o toque de recolher? E se eu ouso a infringir as suas ordens não serei presa e nem sairei com um habeas corpus para o meu gozo da liberdade de direito, e sim, no mínimo morta com uma única bala em minha cabeça,e se depender da gravidade que eu fiz, vão abrir o meu corpo (como fizeram com o Tim Lopez), dessa forma a liberdade seria eterna,ou seja, iria para um lugar onde todos corremos de medo ,mas iremos.O LADO DE LÁ.

Por outro lado, se não é conosco que acontece isto (que pelo uma parte não seria tão deprimente assim), quem paga por este fato são os nossos; filhos ,pais, irmãos, primos, amigos e marido ou mulher, seja lá quem for, mas que incondicionalmente amamos.Que certa vez, saem nas ruas alegres, em uma plena tarde, toda a família reunida, os amigos também ,e de repente, acontece de surgir um elemento que te surpreende, levando a tua carteira velha e teus 20 reais, não satisfeito , volta e dispara um tiro certinho,que anula eternamente sonhos e projetos daquele(a)que havia planejado por uma vida, desfazendo uma alegria de uma época, em tristezas de muitas tardes, porque só quem fica é quem sabe a tamanha revolta que carrega, misturada com dores de saudades por uma longa estrada.

Essas dores,são tão grande que fazem parte de nossa estatística. Quando meus colegas ou amigos consomem, eu vejo em suas fumaças e nas suas alucinações momentâneas (dizem eles:"para esquecer dos males da vida") famílias sendo desfeitas, sonhos de 10, 20 ,30 ,40 anos sem retorno, jamais sem vida. Meus pobres,com as almas vagas, não possuem a mínima ciência que eles também são co-autores desta devassa, pois caso soubessem,o delírio seria: encarar esse lado, e não o lado de lá.


DE:;
CAROL

2 comentários:

  1. Interessante a postagem, remete a reflexão e quando se trata da minha reflexão, a discordância é impactante. Peguei os pontos chave para refletir:
    1- “Heroizinhos do passado” que não voltaram. Talvez não fossem tão heróis quanto a heroína, por isso do nome. Pessoas fracas não podem ser consideradas “heróis”. Eram ávidos de sensações e por isso sucumbiram a fraude de sua própria mente achando que poderiam controlar-se. Ledo engano, até as drogas foram feitas para os fortes . Uma pessoa forte não muda a índole nem por tortura e menos por drogas.
    2- Dirigentes governamentais ou não pregando moral enquanto se divertem: Droga nada tem a ver com moral. Antidepressivos são drogas mais potentes que LSD ou maconha. Quem já usou antidepressivos não pode criticar nenhuma droga porque o efeito é o mesmo, a diferença é onde se compra e o fato de ter ou não receita. Quem sabe nossas autoridades passem a amar mais o próximo usando as drogas certas. Eu torço pra isso.
    3- Quem usa drogas usa máscara: discordo, se você tomar um porre de vodka ( o álcool é a droga mais destrutiva que existe e é legalizada) , vai ficar sincero além da conta. Vai dizer coisas quem jamais falaria são. Com drogas você tira a máscara. Como diz Chico Buarque: ... porque também sem a cachaça, ninguém segura esse rojão....
    4- Drogas x sair da realidade: Quando se ama demais, a gente sai do real pra viver o sonho. Quando você ganha um presente ou um faz uma bela apresentação, a sensação de ecstasy faz você ficar tão feliz e satisfeito que – dane-se- a inflação ou a bolsa ou as contas. Ter essa sensação é bom? Que ótimo, porque se você for uma pessoa de consciência limpa as drogas vão te dar essa sensação, agora, se a consciência não for limpa, a droga vai levar ao inferno. Dádiva dos que conseguem a sensação de gozo e ecstasy, sinal que tem a consciência limpa, porque , ao contrario, verão monstros muito feios.
    5- Drogas x esquecer da família: Tem gente que é careta e faz questão de mostrar pra família o quanto é infeliz. São pessoa que não usam drogas mas não sabem dar um abraço gostoso na mãe, não sabem dar uma gargalhada com o pai, daquelas de engasgar de tanto rir, não sabem demonstrar amor e as vezes adoecem e até tentam suicídio porque não sabem relaxar e não se aceitam. A maioria das pessoas boas que usam drogas deixam o laço de família mais apertado, riem, brincam e se divertem. As drogas não mudam a índole de quem é bom. Drogas não fazem infeliz quem é feliz por natureza.
    6- Felizes dos sabidos que tem trouxa pra comprar : Não esqueçamos do livre arbítrio. Nenhum traficante obriga a comprar. Eles obrigam a pagar de um jeito meio estúpido, mas a comprara não. Nem todos os que compram são trouxas, nem todos os caretas são espertos.
    7- Quem não pode comprar rouba e até mata: ladrões roubam e assassinos matam por qualquer coisa que queiram. Matam a mulher que não lhes quer de volta, matam o vizinho que comeu a mulher, roubam velhinhas porque gostam de sentir cheiro do medo e porque querem sair pra beber. Quem rouba e mata por drogas, rouba por qualquer outra coisa que queira muito.
    Como diria Clarice Lispector, que adora fortes emoções:
    Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
    Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
    Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer:
    - E daí? EU ADORO VOAR!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada cara Lilian por ter postado. Respeito a sua posição, mas ainda tenho muitos pretextos em relação a isso.

    Valeu lembrar das drogas receitadas legalmente,mas aqui tratei das drogas ilícitas. Em relação ao governantes,não sei se eles vão "amar" ao próximo com drogas certas,pq não deixa de ser DROGA. Ultilizando uma frase muy conhecida: "Droga é uma droga", eis o nome.

    "Que ótimo, porque se você for uma pessoa de consciência limpa as drogas vão te dar essa sensação"
    R= Quem tem cosnciência não usa,saca? Será q minha consciência tá limpa ao saber que que uma de minhas melhores amigas foi morta por um fornecedor quando o denuciou?



    "Drogas não fazem infeliz quem é feliz por natureza."
    R= mais uma vez discordo. Será? Vc está olhando do seu ponto de vista ,mas procure a ver isso mais a fundo. Quem é feliz por natureza não ver ultilidade para se drogar,seria perder muito do seu harmonioso momento.

    "Nem todos os que compram são trouxas, nem todos os caretas são espertos"
    R= Mais uma vez, discordo. Se por acaso eu comprar , vou ultilizar essa m-e-r-d-a para ficar fora de mim por alguns momentos...

    Continuo depois...

    ResponderExcluir